quarta-feira, 6 de abril de 2011

Já foi passear hoje?

Já experimentou andar na sua cidade, ou no seu bairro, como se esta fosse a sua primeira visita a este lugar? Experimentou olhar a sua cidade sob o olhar de um turista? Tente fazer isso da próxima vez que tiver que dar uma passadinha no banco, quando estiver a caminho do trabalho ou do supermercado ou quando for buscar as crianças na escola. Observe as ruas, as casas, o movimento dos carros, as pessoas na calçada, a fachada das lojas, as folhas das árvores no chão ou até uma folha de papel jogada no chão. Em tudo há uma história, em tudo há uma razão de ser. Tudo se encaixa no contexto que se encontra.



Hoje fiz isso, visitei cidade de Utrecht, onde trabalhei durante 4 anos. Andei sem uma rota certa, fui visitando alguns cantos da cidade sem pretensão nenhuma. Só aproveitei a maravilhosa tarde de primavera para me levar para passear. Vi tanta coisa que já havia visto antes, mas hoje estava vendo estas coisas pela primeira vez.



Antes do passeio, fui almoçar com velhos amigos. Foi um prazer enorme revê-los depois de um certo tempo. Apesar de estas pessoas serem minhas amigas e de eu ter trabalhado com elas durante muito tempo, ainda me surpreendo e me sinto honrada quando todo mundo se arranja só para me ver. Na rotina agitada de todo o dia, essas pessoas reservam 1 hora do seu dia para mim. Nessas horas penso: Em tudo há uma razão de ser mesmo! Como é bom ter amigos! Há 2 anos atrás andava cabisbaixa pelo corredores, agora ando de cabeça em pé e grata, muito grata por ter trabalhado com essas pessoas e mais grata ainda poder ser amiga delas. Será que de alguma forma eu retribuo tamanha alegria? Será que sou uma boa amiga? Será que eu também os faço feliz?



Mas o que mais me emociona é saber que não guardo ressentimentos. Voltar ao lugar onde você se debateu e desabou, pode vir trazer mágoas e rancor a tona. Desta vez não foi assim, me senti renovada. Era como se uma outra pessoa tivesse passado os maus momentos por mim. É como se eu estivesse só fazendo turismo, observando tudo de longe, só fotografando... Não tem jeito, acho que vim a esse mundo a passeio mesmo!



Acho que assim como a natureza, estou na Primavera da minha vida. Tudo está se renovando e ganhando nova forma. O frio, o vento, a chuva, a neve e as folhas que caíram nesse inverno rigoroso, fazem parte do processo. Estes fenômenos também têm uma razão de ser, também tem a sua utilidade e o seu papel. O vento e o frio mataram as ervas daninhas e quebraram galhos podres e ressecados A neve e a chuva infiltraram na terra e agora estão servindo como fonte de vida para as novas árvores, gramas, e flores que estão desabrochando. Até a folhas mortas e seca, essa imagem triste que se repete todos os anos no outono. Estas associo simbolicamente as perdas, que assim como as folhas mortas pelo chão, também tem uma serventia no processo inesgotável de renovação; as folhas e as perdas servem como alimento, para as vegetações que está só brotando agora sob esse sol ameno de abril. Se vai brotar uma rosa ou uma erva daninha, não sei. Só sei que a natureza é perfeita e em tudo há uma razão de ser. Se for rosa ou erva daninha será bem-vinda, pois ambas terão um papel nessa história, na minha história.


Um comentário:

  1. ISSO É O LADO BOM DA PRIMAVERA......
    TENHA UMA BOA PRIMAVERA ....
    MINHA BOA AMIGA ...
    BEIJOS ....
    VANESSINHA.....

    ResponderExcluir