sexta-feira, 18 de março de 2011

Mesa para um, por favor

Ontem decobrí uma nova casa de café aqui em Hilversum. Como muitos de vocês já sabem, tenho paixão por estas casa. Ai no Brasil sempre dou um pulinho no Café do Ponto ou no Frans Café. Tem um ano que me presenteio todos os dias com um cappuccino ou um latte macchiatto fora de casa.

Percebí algumas diferenças entre as casas de cafés dos dois paises, além do preço, é claro.

No Brasil há últimamente uma preocupação maior com a decoração, mas neste quesito a Holanda ainda ganha. Esta nova casa de café é divina! Tem um clima lounge e dá para perceber que a decoração ficou por conta de um decorador profissional. Mais do que o café, eles vendem o ambiente. A casa de café é a sala de estar que você sempre quis ter.

No país do café, a qualidade e a quantidade é que atrai o público. As grandes redes já possuiem um formato pronto, que dá a casa uma cara de barzinho. O café tem que ter cara de café mesmo, um lugar onde as pessoas se encontram para jogar coversa fora, olhar o movimento e, é claro, tomar um cafézinho.

Durantes as minhas visitinhas ao Café do Ponto, me sentia quase um ET, pois eu era a unica pessoa não acompanhada do local. As maioria das pessoas, principalmente as mulheres, estão acompanhadas de amigas, filhos, marido, mãe, sogro. Seja lá o que for, mas nunca sozinhas. As vezes me pergunto se essas pessoas tão bem acompanhadas no fundo, bem lá no fundo, também se sentem sozinhas. Por mais que agente tente dividir todos os momentos com outras pessoas, ainda continuamos sendo indivíduos, diferentes uns dos outros, ímpares.

Na Holanda ser solteiro ou sozinho não é tabu. Já existe um mercado voltado trintões e quarentões solteiros, ou como ele mesmo dizem: os Happy Singles.Eu sou uma Happy Single. Neste café, por exemplo, existe uma mesa grande, como uma mesa da sala de jantar, com vária cadeiras. A mesa é decorada com flores, jornais e revistas. E sempre há uma luminária com design moderno iluminando a nossa leitura. Esta mesa fica geralmente ao centro da loja. Por causa das revista, sento-me sempre nela.

Como sempre, pedí um cappuccino e fui direto para a mesona com as revistas. Após uns 5 minutos chegou um homem bonitão, com aproximadamente 40 anos. Ele também escolheu a mesona. Perguntou educadamente se eu estava lendo o jornal a minha frente. Eu disse que não, que ele poderia ler o jornal a vontade. Ele pegou o jornal e certificou-se de sentar-se na minha frente, mas há umas 3 cadeiras de mim, afinal ele é holandês e não quer invadir o meu espaço (ou solidão?)E ficamos lá, cada um com a sua leitura, cada um no seu mundo, juntos sozinhos. Quando ele não me olhava, eu dava uma espiadinha, quando eu não olhava ele dava uma espiadinha. E assim ficamos...

O que é melhor? Se rodiar de gente para não ver a própria solidão? Ou adimitir a solidão, sentar na mesa dos solteirões e juntos negarem o óbvio?

2 comentários:

  1. ESCREVEU BEM DE NOVO SIM .......EU JÁ TOMEI CAFÉ SOZINHA SIM .....CERTO QUE FOI NUM SHOPPING MEIO AS COMPRAS E TAMBEM FIQUEI NA OBSERVAÇÃO...POR UM LADO É LEGAL , POIS , SE VOCE ESTÁ ACOMPANHADA A CONVERSA TE ABSORVE E VOCE NÃO VÊ O ENTORNO...DE VEZ EM QUANDO É BOM FICAR CONSIGO MESMA ...MAS NA MAIORIA EU PREFIRO ,NÃO , .....
    BOM !!!!!! NOS ENCONTRAMOS NA PRÓXIMA ...
    BEIJOS.....
    vanessinha......

    ResponderExcluir
  2. Vanessa, Se bem que nos nosso cafézinho o que não falta é gente pra bater papo ne? hihihi Bjo

    ResponderExcluir